
A importância do CNIS
Você sabe qual a importância do CNIS? Ele é o Cadastro Nacional de Informações Sociais. E está diretamente ligado a sua vida previdenciária. Por isso, conhecer a importância do CNIS é indispensável para todos os trabalhadores brasileiros. Especialmente se você deseja garantir seus direitos ao pedir benefícios ou sua aposentadoria ao INSS.
Em poucas palavras, num resumo, esse é o documento que reúne toda a sua jornada de trabalho. É como um extrato da vida do trabalhador nas suas atividades laborais. Ou seja, é o registro oficial de todas as suas contribuições previdenciárias. Nesse sentido, funciona também como uma reunião numa ficha de trabalho, em que o INSS verifica se você tem direito a algum benefício. Isso influencia desde o acesso a auxílio-doença, maternidade, até a sua aposentadoria.
Ao longo deste artigo, você vai saber como o CNIS funciona, quais os impactos na jornada do trabalhador por que é indispensável se manter atualizado sobre ele. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre este fator tão importante.
A importância do CNIS e sua função
Em primeiro lugar, é importante entender que o CNIS existe para reunir todas as informações trabalhistas e previdenciárias dos cidadãos. Antes disso, os dados ficavam dispersos em sistemas diferentes. E é claro que isso dificultava tanto os acessos, como a verificação. Hoje, por conta do CNIS, o INSS pode analisar com maior agilidade o histórico contributivo do trabalhador. Diferente do que muitos imaginam, este artifício não é tão simples como um extrato, apesar de também incluir as informações de um.
Na verdade, ele é um banco de dados bem completo, conta com informações como vínculos empregatícios, recolhimentos de contribuintes individuais, períodos como segurado especial, salários de contribuição e outros. Além disso, também inclui os dados sobre as empresas contratantes, as datas de entrada e de saída. Dessa maneira, o CNIS se tornou a principal prova de que o trabalhador contribuiu para o INSS. Se por acaso as informações estiverem incorretas, corre o risco do pedido ser negado. Portanto, manter as informações corretas é indispensável.
Mesmo assim, muitos trabalhadores só ficam sabendo da importância do CNIS quando chegam no momento da aposentadoria. Nesse momento, surge a infeliz surpresa das contribuições ausentes, vínculos sem o devido registro das remunerações e uma série de erros. Infelizmente, tudo isso pode atrasar ou impedir o acesso aos benefícios necessários. Adicionalmente, o CNIS também é usado para calcular o valor dos benefícios. Você sabia disso? Logo, qualquer erro nos salários registrados irá impactar diretamente no valor da aposentadoria. Mesmo que você tenha contribuído do modo certo, isso precisa constar oficialmente.
Desde o primeiro emprego, até mesmo chegando nos recolhimentos mais recentes, tudo fica registrado no CNIS. Além de ser uma ferramenta técnica, ele também é o reflexo da sua trajetória profissional. Por isso mesmo é importante manter a responsabilidade de acompanhar as informações, para assim garantir que o que está registrado realmente é a realidade.
Como você pode ter acesso ao CNIS e mais…
Agora você já entendeu que o CNIS é muito importante para a sua vida previdenciária. Mas afinal, como ter acesso a esse cadastro e garantir que esteja correto? Felizmente o avanço da tecnologia tornou essa questão mais simples. A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no site do INSS ou no aplicativo. Após o login, vá na opção de “extrato de contribuição”. Então você poderá ver todos os seus vínculos, como também as contribuições.
No entanto, também é importante saber entender o que está ali. Fique atento a colunas como a de indicador, que diz se há alguma pendência. Ali também estará “remuneração”, que conta com os valores base para calcular benefícios. Se algum vínculo tiver remuneração zerada, este pode ser o indicativo de uma falha no registro. Neste caso, é importante e até recomendável que você procure ajuda de um profissional.
Outro detalhe importante é que os contribuintes individuais e facultativos precisam ter o dobro de atenção. Isso porque, diferente do caso dos trabalhadores com carteira assinada, precisam se responsabilizar pelo recolhimento e preenchimento certo das guias. Ainda assim, estamos falando de um esforço que vale e muito a pena. Isso impacta diretamente no valor e na concessão dos seus benefícios previdenciários.


Meu conselho para você é…
Portanto, não fique esperando somente o momento da aposentadoria para verificar se está tudo correto. Quanto mais cedo você começar a acompanhar seu CNIS, mais preparado estará para o futuro. Em síntese, se trata de um artifício indispensável para o planejamento da aposentadoria e para a garantia de todos os direitos previdenciários.
Não basta apenas contribuir mensalmente para o INSS, sabe? É necessário que você acompanhe se as contribuições estão realmente registradas da forma correta. Se por acaso tiver falhas, agir rapidamente é a melhor forma de evitar prejuízos futuros. Ou seja, vai muito além de apenas mais uma ressalva na vida do trabalhador. Ele irá te acompanhar ao longo de toda a sua trajetória de trabalho, como também até o momento da sua aposentadoria.
Mesmo quem está longe da aposentadoria deve acompanhar seu CNIS regularmente. Isso porque erros não resolvidos em tempo hábil podem ser transformados em maiores dores de cabeça. Portanto, consulte seu extrato com frequência, verifique cada linha com atenção para corrigir possíveis falhas assim que percebidas. Por fim, lembre-se sempre que este é o reflexo da sua vida profissional no INSS. E justamente por isso, garantir que ele esteja correto é o primeiro passo para garantir seus direitos.