
Aposentadoria negada: o que fazer?
Você pode estar se perguntando “tive minha aposentadoria negada: o que fazer?” . De fato, alguns motivos podem levar a um pedido de aposentadoria negado pelo INSS. Antes de mais nada, é importante entender os motivos possíveis que causaram a situação. Desde documentações incompletas a erros administrativos do próprio sistema, é preciso compreender e avaliar para corrigir.
Por isso, nós preparamos este material para explicar a você mais sobre este tema. E te ajudar a se acalmar e não se desesperar. Sabemos que essa situação pode ser bastante frustrante e causar muita angústia. Afinal de contas, se trata de um momento muito aguardado na vida das pessoas. Então, tudo que não querem é passar por um indeferido, não é mesmo?
Veja o vídeo que preparamos para você sobre esse tema.
Os principais motivos que levam ao indeferimento
A falta de documentos que provem o tempo de contribuição pode ser um grande problema para a concessão do benefício. Por isso, é indispensável juntar todos os comprovantes, como por exemplo carteiras de trabalho e extratos do CNIS. E falando de problemas, se existirem diferenças ou falta de registros no CNIS, o pedido também pode ser negado. Nesse caso é preciso pedir a correção ao INSS.
Se alguém perdeu a qualidade de segurado, por ter deixado de contribuir por um tempo grande, isso também pode dificultar. Contudo, há casos onde é possível resolver o problema com contribuições retroativas. Também se alguém não atingiu o tempo mínimo de contribuição, ou o requisito de idade mínima, o benefício também será indeferido. Vale ressaltar que é possível que a inclusão dos períodos não registrados resolva essa questão.
Aposentadoria negada: o que fazer? Saiba mais sobre a resolução desse caso.
É importante agir o mais rápido possível para conseguir reverter a decisão. E se você teve um indeferido injusto, tem algumas alternativas. Começando por entrar com recurso administrativo. Esse recurso deve ser usado em até 30 dias após o comunicado do indeferimento. E o advogado previdenciário vai te ajudar a criar uma argumentação mais persuasiva para mudar o quadro da situação.
Caso o recurso administrativo não saia como o esperado, entrar com ação judicial ainda é uma possibilidade em última instância. Vale lembrar que, caso você finalmente tenha seu pedido aceito, receberá o pagamento dos retroativos. Isso quer dizer que conseguirá os valores desde a data do pedido administrativo. Como falamos do CNIS, também é importante corrigir possíveis erros. Esse também é um dos casos principais de indeferimento e merece atenção.


Algumas dicas para você!
Nós reunimos algumas dicas importantes para você lidar com a situação. Esperamos que tudo possa se resolver e você finalmente respire aliviado. Tenha atenção aos prazos estabelecidos, porque perdê-los pode causar a perda do direito de contestar o indeferimento. Mantenha a documentação organizada, isso irá facilitar os processos durante o percurso. E é muito importante ser bem orientado por um advogado previdenciário. Por isso conte com o Aposentadorias Brasil e tenha resguardo nesses momentos. Tenha sucesso no seu pedido!