Auxílio Por Incapacidade Temporária Previdenciário
Vamos te contar o caso de uma de nossas clientes, que precisou de auxílio por incapacidade temporária. Incidentes podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar. Costumamos nos preocupar com o perigo nas ruas, mas às vezes podemos passar por alguma situação perigosa até mesmo dentro de casa.
E esse é o caso de Claudia, de 52 anos, empregada doméstica. Em mais um dia comum, ou que parecia que iria ser, ela seguia seu cotidiano normal dentro de seu lar. Ela nos contou que cultivava o hábito de passar pano em seu quarto antes de sair casa para trabalhar. E, seguindo o costume rotineiro, assim ela o fez inocentemente. E foi desse modo que, infelizmente, ela sofreu uma queda.
Assim se iniciou, infelizmente, um triste novo momento na vida de Cláudia. Ela sentiu dores agudas no braço. Após ser socorrida, foi levada para o hospital. Já na emergência, ao ser examinada, teve o diagnóstico de fratura de úmero, só que mesmo assim a médica que a atendeu compreendeu que não era necessária cirurgia.
Ela sofreu uma omissão médica grave, o que piorou os danos que ela havia sofrido. Acompanhe em vídeo o relato de Cláudia sobre o ocorrido, as dificuldades que encontrou para conseguir o benefício e a sua feliz experiência conosco. O que parecia simples tombo, logo foi percebido por ela como algo mais grave. Em vídeo, ela relata como tudo aconteceu e fala sobre sua experiência conosco.
Como saber se tem direito a auxílio por incapacidade temporária?
Existem alguns critérios para que uma solicitação de Aposentadoria por invalidez seja aceita. Eles foram estabelecidos por lei e, de tempos em tempos, podem passar por reavaliação. E a concessão deste benefício passa debaixo dessas regras.
Um dos requisitos se chama “Qualidade de Segurado”. Significa que o trabalhador deve estar contribuindo para o INSS, ou então ter mantido a qualidade de segurado dentro do chamado Período de Graça, que muda de acordo com o tempo de contribuição e a situação daquele caso. Talvez você se perguntou: o que é o período de graça?
Se formos explicar de forma simples, é como se fosse uma espécie de proteção temporária. Ela serve para o caso do trabalhador deixar de realizar contribuições para a Previdência Social durante algum tempo, por alguma razão como por exemplo ter ficado desempregado. E este prazo, que dá segurança ao trabalhador, pode variar entre 3, 6 ou 12 meses e em alguns casos é possível prorrogar.
Outro critério é a “Carência”. A regra é que se exige o período mínimo de pelo menos 12 contribuições para a liberação da Aposentadoria por Invalidez. Entretanto, há alguns casos em que este pré-requisito pode ser dispensado e falaremos mais a respeito um pouco mais abaixo, neste mesmo texto.
E também é indispensável a comprovação da incapacidade. Ela é feita através de perícia médica realizada pelo INSS. Dessa forma se verifica se a incapacidade é passageira ou se tornou algo que prejudicará o trabalhador permanentemente.
Carência dispensada em Aposentadoria por invalidez
Como citamos pouco acima, existem alguns casos em que o critério Carência pode ser dispensado, tirando a obrigatoriedade de um tempo mínimo de contribuição. Entre eles estão acidentes de qualquer natureza, que tenham ocasionado incapacidade de exercer as atividades de trabalho, ou até mesmo algumas doenças incapacitantes.
E a lista de doenças que se encaixam neste caso é um tanto extensa e de tempos em tempos é reavaliada. Estes são alguns exemplos de doenças que dispensam a obrigatoriedade da carência de 12 contribuições:
Doenças que ocasionem alienação mental, Tuberculose ativa, Cardiopatia grave, AIDS e até mesmo contaminação por radiação. E essa lista se estende, por isso recomendamos que você entre em contato conosco para te ajudarmos a saber em que regra o seu caso se encaixa.
Inclusive, como vimos ao longo deste conteúdo, existem muitas questões que envolvem a Aposentadoria por Invalidez. Este processo pode ser bem burocrático e gerar algumas dores de cabeça se feito de forma incorreta. E é por isso que queremos te auxiliar para que você tenha êxito em conseguir o seu direito.
Entre em contato conosco para que possamos avaliar o seu caso especificamente. Assim poderemos verificar quais os passos vamos tomar junto de você para assegurar que você consiga o seu benefício, e não fique sem como prover o sustento das suas necessidades básicas e da sua família.
Quer conseguir sua Aposentadoria por invalidez?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a esclarecer algumas dúvidas. E queremos ir além disso: nosso objetivo é te auxiliar a resolver o problema. Conte com a gente para ter amparo nesse momento delicado, que causa algumas tensões. Queremos te ajudar a conseguir a sua Aposentadoria por invalidez. Entre em contato conosco!