+55 21 4040 2220
Período de Graça

O Que é Período de Graça

O Período de Graça é um dos direitos fundamentais para manter uma segurança financeira e dos direitos aos benefícios previdenciários do trabalhador. Ele serve para resguardar quem por algum motivo ficou impossibilitado de contribuir para a Previdência Social.

O Período de Graça pode dar cobertura ao trabalhador por 3 meses, 6, 12 ou até mesmo se prorrogar para 36 meses a depender das regras para o caso avaliado.

Saiba mais sobre o Período de Graça, um direito indispensável e que você deve ficar por dentro.

Entenda como funciona o Período de Graça

O trabalhador segurado contribui mensalmente para a Previdência Social, e quando se aposenta são contadas as suas contribuições para saber se ele cumpriu o tempo mínimo exigido. Entretanto, há fatores que podem fazer com que alguém fique impossibilitado de contribuir.

E durante esse intervalo sem contribuir, o trabalhador fica resguardado pelo Período de graça, que pode cobrir 3, 6, 12 ou até 36 meses a depender do caso. Definitivamente é muito importante saber a respeito desse tema, já que quando forem contadas as contribuições, para verificar se estão dentro das exigências, também deve ser levado em consideração o período de graça.

Este direito resguarda o trabalhador em momentos de vulnerabilidade, por isso é importante conhece-lo, já que deve ser contado junto com as contribuições durante o processo para aposentadoria e pode ser necessário para você em algum momento da sua jornada.

O que é coberto por este direito?

E é através do Período de Graça que, além de tempo de contribuição, também são resguardados outros benefícios previdenciários que podem ser de muita importância ao longo dos anos. Muitos imprevistos ocorrem na vida, e aí é indispensável que se tenha em que se escorar. Então, além da cobertura previdenciária, estão também direitos como o auxílio por incapacidade temporária.

Quais os requisitos para ter direito?

É indispensável cumprir algumas exigências para se qualificar para este direito. Primeiramente, o trabalhador não pode ter deixado de contribuir por mais de 12 meses se tratando de caso onde não cabe a prorrogação. Além da exigência de ter contribuído para o INSS, se mantendo como segurado, antes de fazer a solicitação de quaisquer benefícios previdenciários.

De fato, é muito importante saber a respeito dos seus direitos enquanto trabalhador para que não deixe de contar com aquilo que você tem assegurado por lei. Se manter bem informado te ajuda a ser sempre bem esclarecido sobre quais ferramentas você pode utilizar como auxílio em momentos em que você passe por algum tipo de vulnerabilidade, precise de afastamento do trabalho ou deixe de contribuir.

o Período de graça resguarda o trabalhador
O período de graça assegura benefícios previdenciários

Receba orientação profissional sobre esse assunto e outros importantes para você!

Recomendamos que você entre em contato com nossos especialistas para ter orientações mais aprofundadas sobre os seus direitos enquanto trabalhador, solicitar benefícios com amparo profissional e até mesmo já começar a organizar o seu planejamento previdenciário. Com o auxílio de um profissional, você irá ter a segurança de que suas contribuições serão contadas da maneira correta, levando em conta o Período de Graça, e que seu caminho até a aposentadoria seja mais bem sucedido. Conte com o Aposentadorias Brasil!