+55 21 4040 2220

Posso me aposentar recebendo auxílio-doença?

Posso me aposentar recebendo auxílio-doença? Essa é a dúvida de muita gente. Primeiramente, o auxílio-doença é um benefício da Previdência Social para os trabalhadores temporariamente afastados. Ele é para aqueles que comprovem estar temporariamente incapacitados de executar suas atividades de trabalho. No entanto, há algumas exigências para que este tempo seja contado para aposentadoria.

Então, ao longo deste artigo, nós vamos falar mais a respeito para você. Também é possível mandar mensagem pelo nosso Whatsapp, ou telefonar para tirar suas dúvidas. O Aposentadorias Brasil atende a todo o país. Atualmente nós temos consulta grátis com advogado especialista em Direito Previdenciário. Sem dúvidas, uma boa oportunidade para você.

Veja esse vídeo que preparamos falando sobre o tema.

Então eu posso me aposentar recebendo auxílio-doença?

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, o STF, é constitucional contar, para o tempo de Carência, o período em que o segurado esteve debaixo de auxílio-doença. Desde que seja mesclado com atividade de trabalho. E essa decisão foi tomada no julgamento do Tema 1125, que foi o que reconheceu que o tempo nesse benefício pode sim ser considerado para o período de carência. Tudo isso nas condições apresentadas.

Portanto, se o trabalhador segurado estiver em afastamento por alguma questão de saúde, recebendo auxílio doença, esse período pode ser contado. Sem contar que, se for atestada a incapacidade permanente, sem possibilidade de retornar para as atividades de trabalho, então é possível recorrer a aposentadoria por invalidez. É indispensável ficar por dentro do assunto para garantir o seu direito.

Dicas para seguir

Retorno ao trabalho, faça suas contribuições após o término do período do auxílio-doença. Porque após o fim do benefício, é importante retomar a atividade de trabalho ou manter as contribuições. Também mantenha seus registros e documentos em dia. Guarde todos os comprovantes de recebimento do auxílio-doença, como também os que mostram o retorno ao trabalho.

De fato, também é bom que você frequentemente verifique seu CNIS, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais. Ele é um banco de dados que conta com o histórico das contribuições do segurado. Então veja se o período das atividades de trabalho, como também as contribuições, estão corretos. Não deixe de ficar de olho em tudo a respeito do seu direito.

Se aposente após receber auxílio doença

Algumas dicas para você!

Nós reunimos algumas dicas importantes para você lidar com a situação. Esperamos que tudo possa se resolver e você finalmente respire aliviado. Tenha atenção aos prazos estabelecidos, porque perdê-los pode causar a perda do direito de contestar o indeferimento. Mantenha a documentação organizada, isso irá facilitar os processos durante o percurso. E é muito importante ser bem orientado por um advogado previdenciário. Por isso conte com o Aposentadorias Brasil e tenha resguardo nesses momentos. Tenha sucesso no seu pedido!

Rafaela dos Santos
Autora

Rafaela dos Santos

Rafaela dos Santos é uma habilidosa criadora de conteúdo e especialista em marketing dedicada a educar e envolver o público por meio de conteúdo esclarecedor em blogs e vídeos.