
Problema no joelho aposenta?
Talvez você esteja se questionando “problemas no joelho: aposenta?” e por isso vamos responder para você. De fato, sabemos que os joelhos são articulações fundamentais para a nossa mobilidade. E também que eles suportam grande parte do peso do nosso corpo, como também permitem atividades básicas assim como caminhar, subir escadas e ficar de pé. E é por isso que, quando existem lesões nessa estrutura, ou então o desenvolvimento de doenças crônicas, nossa qualidade de vida sofre.
Por isso que existem, sim, casos onde problemas no joelho podem garantir a aposentadoria. Mas existem condições onde é possível e condições onde não é. Então nós vamos explicar para você sobre o que leva alguém a ter direito a se aposentar por invalidez por problemas no joelho.
Confira o nosso vídeo esclarecendo a sua dúvida. Você também pode entrar em contato com a gente e tirar suas dúvidas sem custo.
Quando problemas no joelho aposenta por invalidez?
Primeiramente, é preciso compreender que nem todo problema ortopédico, quer seja no joelho ou em outro local, possibilita automaticamente a aposentadoria por invalidez – por mais doloroso que seja. O INSS faz uma avaliação extremamente rigorosa sobre a condição física do trabalhador. Tudo isso com base em laudos médicos e perícias. Portanto, para que uma doença ou lesão no joelho seja considerada incapacitante, precisa ser permanente e sem possibilidade de reabilitação para outra função compatível.
Em outras palavras, o problema deve comprometer a capacidade de trabalho de maneira definitiva. O trabalhador não pode ser capaz de exercer a sua função normalmente, como também não conseguir se readaptar para outra atividade. Por exemplo, esse é o caso de profissionais como a de motorista, que exige muito diretamente de onde problemas no joelho afetam.
Além disso, não podemos deixar de falar do tempo de contribuição. É importante que o trabalhador cumpra a qualidade de segurado. O tempo mínimo pode ser dispensado em caso de acidentes de trabalho, ou problemas no joelho que causem sequelas permanentes. Outro ponto importante é que, na perícia médica do INSS, o trabalhador deve apresentar exames clínicos, laudos de imagem, relatórios médicos atualizados e tudo que puder comprovar a sua condição.
Exemplos de doenças no joelho que mais levam à incapacidade
Entre as questões que mais afetam os joelhos e podem causar invalidez, estão lesões nos ligamentos, artrose severa, osteoartrite, condromalácia patelar e também sequelas pós-cirúrgicas. Em muitos casos, isso se dá por que são doenças degenerativas, que evoluem ao longo do tempo. Tudo isso faz com que se tornem cada vez mais limitadoras na vida do trabalhador.
E falando da artrose, que é uma das doenças mais comuns, se trata justamente do desgaste da cartilagem que recobre os ossos da articulação. Com o tempo, a dor se torna uma constância, somada a outros sintomas como rigidez, inchaço e até mesmo dificuldade para locomoção. Já nos estágios mais avançados, até mesmo em repouso é possível sentir as dores. Então esse é um dos casos onde é difícil para o trabalhador se realocar no mercado de trabalho. A qualidade de vida é diretamente afetada pela condição.


Está sofrendo com problemas no joelho? Temos uma recomendação
Se infelizmente você foi acometido por problemas no joelho, e está incapacitado de continuar seu trabalho, entre em contato conosco. Até mesmo se tem dúvidas se no seu caso é possível a concessão da aposentadoria por invalidez. Nós iremos tirar suas dúvidas e te dar orientação necessária. Nosso objetivo é justamente somar com as pessoas nos momentos delicados pelos quais elas passam. Queremos que você seja mais uma das histórias de sucesso, de mudança de vida em parceria com o Aposentadorias Brasil.